top of page

Visite touristique

Cette page réunit une partie des travaux réaliser par les étudiants de Master du Département d'Études portugaises et brésiliennes d’Aix-Marseille, ceux-là étant des présentations de visites guidées sous formes de vidéos, sur les différentes sorties d’études au cours de chaque année universitaire.

Visite nº3 - O Monte Cristo e Abade Faria - Visita guiada

Apresentadora : Denise Carrié

Lugares : Vieux Port, Rua Sainte, Abadia Saint-Victor e cripta da abadia, Praça Saint-Victor, Four des NaveIes.

RESUME

chateau dif_edited.jpg

RESUME

Visite nº2 - Visita Marselha: Saint-Victor - 18 abril 2021

Apresentadora : Denise Carrié

Lugares : Vieux Port, Rua Sainte, Abadia Saint-Victor e cripta da abadia, Praça Saint-Victor, Four des NaveIes.

 

"A visita guiada realizada pelo grupo MDC leva os turistas a conhecerem a famosa Abadia Saint-Victor situada na praça que recebe seu nome. Trata-se de uma das construções mais antigas da cidade de Marselha, fundada durante o século V, sendo construída perto das tumbas dos mártires locais, entre os quais estava Saint-Victor.

Sem dúvida este é um dos pontos mais visitados da cidade, principalmente pelos fiéis católicos. A abadia foi destruída no século VIII pelas invasões bárbaras, tendo sua reconstrução ocorrido apenas entre os séculos XII e XIII. Ela é composta por dois estilos arquitetônicos, formando uma majestosa construção com marcas da era medieval.

Mapa Marselha.png

A arte românica predomina na parte central da estrutura, estilo que pode ser percebido em seus arcos e colunas. Já nos seus corredores, encontramos a galeria transversal e o coro em estilo gótico. Ela foi restaurada novamente no século XIX, sendo elevada ao nível de basílica menor em 1934 pelo Papa Pio XI.

Sua cripta abriga uma série de túmulos cristãos e sarcófagos, como o sarcófago de Abraham e o túmulo do Papa Urbano V. Na cripta também está localizada a famosa estátua da Madonna Negra, que é retirada do local apenas para a procissão de velas que acontece na cidade.

A segunda parte da visita, convida os turistas a conhecerem a Padaria Four des Navettes, a mais antiga de Marselha e que está culturalmente ligada à abadia por sua história e localização. Esta padaria vende os famosos biscoitinhos que simbolizam a chegada de São Lázaro, Santa Maria Madalena e Santa Marta, que desembarcam na região há quase dois mil anos. Esta receita é guardada a sete chaves!"

 

Crédito pelo texto e pelas imagens: Grupo MDC

Visita nº1 - Descobrir: Puyloubier: um tesouro escondido no coração da Provença. - 21 de março 2021

Apresentadora: Carolina Gomes

Lugares: Maison Commune, Igreja Saint-Pons, Igreja Sainte-Marie, Praça Louis Suc, Antigo Lagar, Casa de Lou Ribas, Domaine de Saint-Ser, Sainte-Victoire e Ermitage de Saint-Ser.

"Na encosta da montanha Sainte Victoire, Puyloubier é uma aldeia típica no coração da Provença. Com os seus pés de vinha e oliveira, transborda de autenticidade e seus habitantes orgulham-se profundamente do seu património natural e arquitetónico.

Mapa Puyloubier.png

Entrevista com o presidente da junta relativamente ao encerramento do lagar de azeite no séquito do grande gelo de 1957 (afetação profunda, mas não irreversível da produção oleícola local).

Estruturada pela arquitetura religiosa, a paisagem puylouberiana é testemunho de culto sacro velho de vários séculos: Igreja Sainte-Marie (construída na Idade Média, destruída e reconstruída já no século XXI), Igreja Saint-Pons (edificada no século XIX para responder à necessidade espaço) e Relais de Saint-Sers (escondido na floresta).

O escultor da aldeia, Louis Suc, presta-lhe homenagem com as  suas estátuas ornamentando fontes e poços. Não nos esqueçamos, "l'aigo es d'or" na região!

Exclusividade da “Maison Commune”, construída nos anos 50; outrora criticada, hoje por todos aclamada."

Crédito pelo texto e pelas imagens: Grupo MDC

bottom of page